Skip to content
Cyberneticos – Notícias sobre tecnologia

Reconheça boletos falsos

17 de abril de 2019

Muitas pessoas ainda não têm muita fé nos métodos de pagamento digitais – especialmente os idosos, que estão habituados aos métodos tradicionais. Assim, os boletos ainda são uma opção muito popular. Mas….aqueles que acreditam que os fraudadores deixaram seus velhos hábitos para trás e migraram apenas para plataformas digitais estão errados. Pelo contrário, são ainda mais sofisticados, utilizando dados de ambos os meios.

E como impedi-lo de pagar por um boletos falso? Konduto, uma empresa brasileira especializada em análise de fraudes, listou 3 maneiras de evitar problemas:

  1. Dê uma olhada na fonte do boletos: muitas vezes, o fraudador encaminha um e-mail, SMS ou WhatsApp com o link para o boleto adulterado, como se fosse este lojista, fazendo com que o cliente faça seu pagamento. Nunca é recomendável baixar documentos dessas fontes. A melhor maneira de acessar o conteúdo original é diretamente do site da loja.
  2. Atenção ao valor: em todos os boletos bancários, os últimos números de código de barras referem-se ao valor do documento – ou seja, se terminar em 20126, significa que o valor a ser pago é de 201,26 dólares. Portanto, é possível identificar uma fraude simplesmente observando se esta informação é diferente. Vale a pena notar aqui que nem todas as contas impressas são um boleto, então seja inteligente para não confundi-las.
  3. Observe atentamente os dados e o código de barras: um ponto importante é verificar se os dados bancários, como agência e conta bancária, estão escritos de forma legítima – um documento que tenha esses símbolos apagados ou substituídos por outros caracteres é um sinal de aviso. Um código de barras pode ser deliberadamente eliminado para que o usuário entre uma seqüência de números que não corresponda à representação gráfica.
    Existem apenas 3 observações simples, mas podem evitar muitas dores de cabeça. Portanto, se você costuma pagar via boletos, não custa nada para ficar inteligente com essas considerações no próximo pagamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *